sábado, 13 de março de 2010

NADO COSTAS

O professor Rogério Nocentini (Mixirica) também colocou um vídeo com alguns educativos de costas em seu Blog.... Vale muiiiiito a pena conferir!!!!!


Até mais!

quarta-feira, 10 de março de 2010

"Fase aérea do braço do costas"

     Um dos detalhes muito importantes do nado de costas é a mudança de posição da mão na fase aérea da braçada. Esse "pequeno detalhe" pode interferir muito no aproveitamento da braçada do nado do seu aluno ou do seu atleta.
     Dentro do programa que nós temos dentro da nossa escolinha, um dos pontos mais importantes é a criança/aluno nadar BONITO. Concordo que às vezes nem sempre o nado mais bonito é o melhor, mas temos que ter princípios em tudo que fazemos.
     Todos já cansamos de ouvir que quando se faz a braçada do costas a mão deve sair com o dedão voltado para cima e entrar com o dedinho na água (ou seja, também entrar com o dedão voltado para cima)... Mas como facilitar esse processo? E por que facilitar o processo? Será mesmo tão importante esse "pequeno detalhe"?
     Bom, então vamos trabalhar! Aí vai a minha sugestão para trabalhar a fase aérea do braço do costas:


  • Trabalhar o braço com pausa entre cada braçada: É importante para que o aluno mantenha a pernada forte. A cada giro de braço peço que os alunos parem os braços ao lado do corpo por um tempo "x", pois assim eles não esquecem de bater as pernas.


  • Com o apoio das pernas fica mais fácil pedir para que os alunos fiquem atentos ao giro da mão. Um bom educativo para que eles lembrem do giro da mão é pedir que eles parem a braçada apontando a mão para cima, façam o giro da mão, e depois terminem a braçada.


  • Lembrar da importância de passar o braço próximo à cabeça ao entrar com a mão na água, pois assim ganha-se amplitude de braçada.


  • Fazer a puxada (fase aquática da braçada) de forma lateral, e não girando o braço por completo afundando a mão.


  1.      Devemos nos lembrar que é anatomicamente complicado fazer a braçada do costas com o dedão apontando para a água no retorno da fase aérea. A articulção do ombro não nos permite um movimento saudável e agradável com a mão nessa posição. Com certeza seu aluno terá fortes dores nos ombros e sua cabeça irá afundar completamente quando a mão se aproximar da água;


  2.      Quando entramos com o dedinho na água, a mão já está pronta para fazer o apoio na água e deslocar o corpo;


  3.      Considerando o item 1 e 2 fica claro fase aérea e fase aquática dependem uma da outra. Até mesmo por isso se você simplesmente pedir para seu aluno subir bastante o braço durante a fase aérea, sem que ele perceba, você o estará ensinando a fazer o rolamento de ombro e quadril (ambos rolamentos estão interligados);


  4.      A alvanca, que para alguns é estritamente complicada, sairá de maneira natural, sem que você perca seus cabelos (ahahaha)... Seguindo por esta idéia, seu aluno estará com uma posição muito boa na água e com a pernada bem consistente. Tudo isso faz com que ser você simplemente posicione sua mão de maneira correta e a alavanca sairá naturalmente. Na fase aquática lembre seu aluno de fazer a puxada lateral e posicionar a mão apontando também para a lateral.



segunda-feira, 8 de março de 2010

"Perna lateral"

     Durante o ano passado, em um dos bate-papos informais que tenho com minha coordenação, fui questionado do porque do exercício PERNA LATERAL. Naquele momento foi até um questionamento que me surpreendeu muito.... Mas logo tentei esclarecer com meus argumentos. Aí vão eles para aqueles que também não costumam usar esse educativo que para MINHAS AULAS é de muita utilidade:

  • Acredito que esse exercício possa facilitar o domínio corporal do aluno dentro d'água. A respiração lateral exige que o aluno tenha uma noção espacial para que ele possa respirar sem perder a posição do corpo na água;

  • Explorar diversas posições na água para sentir as diferentes resistências que o meio líquido possa proporcionar;

  • Fracionar o nado para depois unir as fases. Aprender primeiro cada parte para depois completar o todo facilita o processo;

  • Dar ao aluno a sensibilidade do braço que faz o apoio à frente do corpo. Esse exercício pode simplesmente dar a percepção ao aluno de como segurar o braço sem afundá-lo como também para alunos mais avançados permitir um melhor entendimento do rolamento do ombro;

  • Não perder o começo da fase aquática da braçada, pois como o braço de apoio à frente não cai, o começo da pegada se mantém forte;

  • Proporcionar uma posição melhor para a cabeça durante a respirção lateral.

     Ao meu modo de ver o único ponto negativo desse exercício é o fato de que alguns alunos quando começam a nadar o crawl completo giram muito o corpo para respirar.... Mas mesmo assim é muito mais facil corrigi-los, pois diminuir esse giro do corpo quando o nado está completo se torna uma tarefa muito simples pela vivência dos educativos envolvidos e também pela pegada dupla que é trabalhada por um bom tempo.





     Agora olhem esse garoto nadando um crawl com pegada dupla.... Muito, mas muito bom mesmo!!!!!
     Obs: Ele só tem 6 anos e aprendeu a nadar crawl completo no fim do ano passado!



     Agradecimento muito especial aos pais desse grande garoto que permitiram que eu o filmasse!

domingo, 7 de março de 2010

NADO COSTAS

     Como postei no ano passado um roteiro de como gosto de trabalhar o crawl, vou hoje postar também um roteiro com a sequência que gosto de tabalhar no costas:
  • Perna de costas com os braços extendidos ao longo do corpo, se preocupando em não deixar os joelhos sairem da água;
  • Perna de costas com os braços extendidos atrás da cabeça (foguete de costas), se preocupando em não deixar os joelhos sairem da água;
  • Perna de costas trabalhando a ida com um braço e a volta com o outro. Sempre dar uma pausa a cada braçada para equilibrar o corpo com o trabalho de pernas;
  • Nessa fase eu trabalho sempre com uma pausa na braçada. Essa pausa acontece na lateral do corpo para que se lembre de bater as pernas e também se coordene melhor os movimentos de braços e pernas;
  • Com os braços alternados (um ao lado da cabeça e o outro ao lado do corpo) executa-se o batimento de pernas por um tempo "x" e efetua-se a troca dos braços simultâneamente. Lembrando sempre que a braçada dentro d'água é lateral e a mão sai com o dedão voltado para cima e entra com o dedinho voltado para a água;
  • Perna de costas com um braço formando um ângulo de 90 graus com o corpo e o outro extendido ao lado do corpo;
  • Costas com braços alternados.
    É isso ai pessoal.... nas próximas semanas vamos falar de um educativo chamado perna lateral e sua importância na minha opinião. Também falaremos do porque é tão importante no nado costas "sair com o dedão e entrar como o dedinho".
Até lá e uma ótima semana!!!!!
Robson Gushi de Oliveira