domingo, 3 de abril de 2011

Ludicidade X Aprendizagem

Estamos cansados de ouvir o quanto a brincadeira é importante para a criança aprender, seja o que for....
Que tudo que a criança aprende brincando ela assimila melhor, que o aprendizado através da brincadeira é mais concreto... e assim vai....
Mas como podemos trabalhar de forma LÚDICA e mesmo assim ENSINAR a nadar???
Como podemos ensinar a nadar de maneira agradável sem se tornar um(a) ilustre BABÁ DE LUXO????

Eu vou ser bem sincero... não sou um poço de ludicidade nas minhas aulas... poderia ser um pouco mais LIGHT... mas mesmo assim me sinto a vontade para falar do assunto, pois aprendo muito com as pessoas que trabalham comigo....

O que eu posso sugerir é que independente de qualquer coisa você pense na sua aula infantil da mesma forma que você tem que pensar na sua aula de adulto. Pois é, da mesma maneira que você pensa na aula do adulto!
Quando falamos em dar aula para adultos, ficamos todos preocupados (ou deveríamos ficar) em montar e planejar suas aulas, pois eles irão nos cobrar disso!
Com as crianças funciona da mesma forma! Por que você monta um treino com séries de velocidade para seu aluno adulto? Por que você trabalha séries de resistência com seus alunos adultos?? ou seja, tudo tem UM PORQUE! Com as crianças também deve haver um planejamento. Também deve existir um porque de cada atividade. Quando você monta uma brincadeira para aplicar na aula, ela deve ter começo meio e fim e deve ir de encontro com algum objetivo. Coloque objetivos para suas aulas e monte tanto exercícios específicos quanto brincadeiras para alcança-los!!! VOCÊ é o professor! direcione as brincadeiras para que elas cheguem em algum lugar... crie aulas temáticas, monte brincadeiras agitadas, FALE A LINGUA DAS CRIANÇAS... se você disser o que ela quer ouvir, ela fará o que VOCÊ quer!
O mais importante de tudo dentro do que estou escrevendo aqui.... tenha ATITUDE!!!
O adulto vai te cobrar uma aula de qualidade, o pai ou a mãe da criança vai cobrar que seu filho goste da modalidade, e você tem que se cobrar o quanto está ensinando para aquelas crianças!!!!
Ensine, brinque, cobre.... mas principalmente mostre seu valor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário