domingo, 24 de abril de 2011

Fitness Brasil 2011 - Natção Infantil

Dentro da natação infantil, o Professor William Urizzi colocou cinco pontos que eu também considero fundamentais para o sucesso em nossas aulas de natação. Só que vou descrever esses pontos segundo minha visão:

  1. CONHECER O ALUNO -> é importantíssimo você saber QUEM é seu aluno. Os medos que a criança tem, a relação dela com os pais, se tem facilidade de se relacionar... tudo é importante para poder se aproximar e ganhar a confiaça dela;
  2. INTERPRETAR -> um grande professor é aquele que consegue acreditar na própria atuação. Quando você começa a inventar histórias ou brincadeiras tem que entrar de cabeça para que as crianças também entrem;
  3. EMOÇÃO -> criar vínculo com o seu aluno, pois um dos grandes fatores motivacionais para o seu aluno tem que ser a sua pessoa;
  4. PAIXÃO -> esse item, na minha opinião, é o fator mais importante dos cinco que aqui estão. Sem ter PAIXÃO pelo que você faz é quase IMPOSSÍVEL chegar nos outros quatro itens. Você tem que amar de paixão a sua profissão, a sua modalidade. Se você simplesmente da aulas por falta de opção nunca será um bom professor. Você pode ser excelente técnicamente, mas se não transpirar amor pelo que faz, suas aulas nunca serão cheias ou interessantes. Em cima disso até procurei uma frase que expressasse minha opinião:
    "Se tiver que escolher entre o mundo e o amor... Lembre-se: Se você escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele poderá conquistar o mundo."  
    Albert Einstein

  5. CORAGEM -> esse item quero começar com outro pensamento:
"Quem nunca errou, nunca experimentou algo novo"
Platão
Não tenha medo de mudar, de buscar algo novo... não se sinta inseguro de sair do que já é certo e usual em todos os lugares... crie, experimente, saia do convencional... claro que com muita responsabilidade. Muitas mudanças técnicas que ocorreram na natação em toda sua história em determinados momentos foram taxadas de loucuras, e algumas dessas loucuras fizeram campeões  olímpicos e mundiais! Não tenha medo de questionar e de ser questionado... não pense que sua dúvida ou sua idéia é insignificante... Ser insignificante é ser omisso consigo mesmo!
"Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado!"
Platão

Até mais!
E boa Páscoa a todos!!!!



Fitness Brasil 2011 - Natção Infantil

Continuando sobre as informações passadas pelos Professores Fabrício Madureira e William Urizzi seguem abaixo 8 regrinhas básicas para quem trabalha com crianças segundo o professor Fabrício:
  1. NUNCA FIQUE DE COSTAS PARA AS CRIANÇAS;
  2. GESTICULE MUITO, O VISUAL É IMPORTANTE;
  3. DISCIPLINE O GRUPO;
  4. DIMINUA O ESPAÇO DA AULA (AJUDA A TER UMA VISÃO DE TODAS AS CRIANÇAS E UM CONTROLE MELHOR);
  5. COLOQUE-SE NA POSIÇÃO DA CRIANÇA (ENTENDA COMO ELA PENSA);
  6. TENTE ENTENDER SEUS DESEJOS (POR QUE ELA PREFERE UM EXERCÍCIO DO QUE OUTRO);
  7. SEJA CARINHOSO;
  8. ESTEJA SEMPRE PREPARADO PARA O PIOR (ACIDENTES ACONTECEM MAS NOSSA RAPIDEZ DE RACIOCÍNIO, NOSSO EQUILÍBRIO E NOSSAS AÇÕES PODEM FAZER UM ACIDENTE GRAVE SE TORNAR SIMPLESMENTE UM IMPREVISTO).



quinta-feira, 21 de abril de 2011

Fitness Brasil 2011 - Natação Infantil

Hoje também tive o privilégio de estar com o Professor Fabrício Madureira. O Professor Fabrício trabalha como responsável da parte esportiva do UNIMES (se não me engano UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS) e desenvolve um formidável trabalho com natação infantil.
O grande BUM!!!! da palestra do professor Maurício foi sobre a utilização de materiais com as crianças de 2 a 6 anos. Acredite se quiser, todos os alunos do Professor Maurício trabalham com NADADEIRAS!!!! Ele tem realizado estudos que comprovam que a utilização desse tipo de material com essas crianças não é prejudicial e é muito eficaz! Além de favorecer o trabalho de flexão plantar e melhorar o batimento de pernas, a nadadeira é um fator motivacional muito forte. Com a nadadeira, a criança tem a dificuldade de sustentação minimizada, o que faz com que ela tenha mais facilidade na execução do movimento das pernas.
Logo trarei mais detalhes!!!

Fitness Brasil 2011 - Técnicas dos 4 nados

Hoje foi o primeiro dia do Fitness Brasil 2011.
Estou fazendo uma reciclagem com alguns dos melhores profissionais do Brasil, com muito história no mundo da natação.
Hoje no primeiro dia foi a vez do nosso querido Alberto klar fazer algumas considerações a respeito da sua visão sobre os nados Crawl e Costas, com uma abordagem muito aberta e sucinta a respeito de estratégias e educativos.
Um dos pontos mais importantes discutidos na parte teórica do curso foi sobre a posição hidrodinâmica do nado crawl, a importância dos fundamentos básicos dos nados e como o palmateio pode ter grande importância tanto na natação formativa como na natação competitiva.
Junto com Alberto esteve no corpo docente o grande Roberto Pável, grande introdutor do nado golfinho na América do Sul. Ele continuou a parte técnica referente ao nado Golfinho (pois para ele o nado borboleta não existe mais. O nado borboleta é aquele onde se nadava com pernada de peito. O nado ondulado é considerado o Golfinho.) Ele também ressaltou a importância dos palmateios, mas lembrou com muita felicidade que o palmateio não abrange só as mãos, mas também o antebraço e o braço.
Foi discutido nesse primeiro dia se o nado crawl deve ser realizado com a cabeça na linha do corpo ou com o olhar em diagonal frontal (com posição fusiforme).
Na opinião do professor Alberto o fator mais importante na decisão de como seu aluno ou atleta deve nadar deve ser baseada na individualidade do mesmo. Segundo o professor Alberto a técnica deve se adequar ao atleta, dentro de suas possibilidades. Já na opinião do professor Pável, a técnica deve ser uma só para todos. Segundo seus estudos sobre os recordistas Olímpicos e mundiais que mantiveram seus recordes por mais de 10 anos, a técnica desenvolvida por eles é a mesma, mas o estilo de cada um é diferente! Então para ele a técnica independe da individualidade do atleta.
Houve também uma discussão em relação da fase aquática da braçada do crawl e em relação a fase aquática da braçada do nado crawl. Se deve ser reto, flexionado, com alavanca, sem alavanca....
Todos colocaram os prós e os contras, e a discussão foi muito legal!
Amanha teremos a parte prática, onde poderemos discutir tudo que foi conversado hoje!!!!
Mesmo com o curso em andamento gostaria de agradecer de coração o carinho do Professor Alberto Klar.

Continuo com a minha opinião de que o grande diferencial em cima de todas essas discussões somos nós!!! Com planejamento, organização e força de vontade!!!!
Logo voltarei com mais informações!!!

Eu e a Letícia, que foi minha atleta e hoje trabalha no Clube Juventus

Eu e o Professor Alberto Klar

A Letícia e o Professor Alberto Klar

domingo, 3 de abril de 2011

Ludicidade X Aprendizagem

Estamos cansados de ouvir o quanto a brincadeira é importante para a criança aprender, seja o que for....
Que tudo que a criança aprende brincando ela assimila melhor, que o aprendizado através da brincadeira é mais concreto... e assim vai....
Mas como podemos trabalhar de forma LÚDICA e mesmo assim ENSINAR a nadar???
Como podemos ensinar a nadar de maneira agradável sem se tornar um(a) ilustre BABÁ DE LUXO????

Eu vou ser bem sincero... não sou um poço de ludicidade nas minhas aulas... poderia ser um pouco mais LIGHT... mas mesmo assim me sinto a vontade para falar do assunto, pois aprendo muito com as pessoas que trabalham comigo....

O que eu posso sugerir é que independente de qualquer coisa você pense na sua aula infantil da mesma forma que você tem que pensar na sua aula de adulto. Pois é, da mesma maneira que você pensa na aula do adulto!
Quando falamos em dar aula para adultos, ficamos todos preocupados (ou deveríamos ficar) em montar e planejar suas aulas, pois eles irão nos cobrar disso!
Com as crianças funciona da mesma forma! Por que você monta um treino com séries de velocidade para seu aluno adulto? Por que você trabalha séries de resistência com seus alunos adultos?? ou seja, tudo tem UM PORQUE! Com as crianças também deve haver um planejamento. Também deve existir um porque de cada atividade. Quando você monta uma brincadeira para aplicar na aula, ela deve ter começo meio e fim e deve ir de encontro com algum objetivo. Coloque objetivos para suas aulas e monte tanto exercícios específicos quanto brincadeiras para alcança-los!!! VOCÊ é o professor! direcione as brincadeiras para que elas cheguem em algum lugar... crie aulas temáticas, monte brincadeiras agitadas, FALE A LINGUA DAS CRIANÇAS... se você disser o que ela quer ouvir, ela fará o que VOCÊ quer!
O mais importante de tudo dentro do que estou escrevendo aqui.... tenha ATITUDE!!!
O adulto vai te cobrar uma aula de qualidade, o pai ou a mãe da criança vai cobrar que seu filho goste da modalidade, e você tem que se cobrar o quanto está ensinando para aquelas crianças!!!!
Ensine, brinque, cobre.... mas principalmente mostre seu valor!!!