quinta-feira, 21 de abril de 2011

Fitness Brasil 2011 - Técnicas dos 4 nados

Hoje foi o primeiro dia do Fitness Brasil 2011.
Estou fazendo uma reciclagem com alguns dos melhores profissionais do Brasil, com muito história no mundo da natação.
Hoje no primeiro dia foi a vez do nosso querido Alberto klar fazer algumas considerações a respeito da sua visão sobre os nados Crawl e Costas, com uma abordagem muito aberta e sucinta a respeito de estratégias e educativos.
Um dos pontos mais importantes discutidos na parte teórica do curso foi sobre a posição hidrodinâmica do nado crawl, a importância dos fundamentos básicos dos nados e como o palmateio pode ter grande importância tanto na natação formativa como na natação competitiva.
Junto com Alberto esteve no corpo docente o grande Roberto Pável, grande introdutor do nado golfinho na América do Sul. Ele continuou a parte técnica referente ao nado Golfinho (pois para ele o nado borboleta não existe mais. O nado borboleta é aquele onde se nadava com pernada de peito. O nado ondulado é considerado o Golfinho.) Ele também ressaltou a importância dos palmateios, mas lembrou com muita felicidade que o palmateio não abrange só as mãos, mas também o antebraço e o braço.
Foi discutido nesse primeiro dia se o nado crawl deve ser realizado com a cabeça na linha do corpo ou com o olhar em diagonal frontal (com posição fusiforme).
Na opinião do professor Alberto o fator mais importante na decisão de como seu aluno ou atleta deve nadar deve ser baseada na individualidade do mesmo. Segundo o professor Alberto a técnica deve se adequar ao atleta, dentro de suas possibilidades. Já na opinião do professor Pável, a técnica deve ser uma só para todos. Segundo seus estudos sobre os recordistas Olímpicos e mundiais que mantiveram seus recordes por mais de 10 anos, a técnica desenvolvida por eles é a mesma, mas o estilo de cada um é diferente! Então para ele a técnica independe da individualidade do atleta.
Houve também uma discussão em relação da fase aquática da braçada do crawl e em relação a fase aquática da braçada do nado crawl. Se deve ser reto, flexionado, com alavanca, sem alavanca....
Todos colocaram os prós e os contras, e a discussão foi muito legal!
Amanha teremos a parte prática, onde poderemos discutir tudo que foi conversado hoje!!!!
Mesmo com o curso em andamento gostaria de agradecer de coração o carinho do Professor Alberto Klar.

Continuo com a minha opinião de que o grande diferencial em cima de todas essas discussões somos nós!!! Com planejamento, organização e força de vontade!!!!
Logo voltarei com mais informações!!!

Eu e a Letícia, que foi minha atleta e hoje trabalha no Clube Juventus

Eu e o Professor Alberto Klar

A Letícia e o Professor Alberto Klar

Nenhum comentário:

Postar um comentário