segunda-feira, 8 de março de 2010

"Perna lateral"

     Durante o ano passado, em um dos bate-papos informais que tenho com minha coordenação, fui questionado do porque do exercício PERNA LATERAL. Naquele momento foi até um questionamento que me surpreendeu muito.... Mas logo tentei esclarecer com meus argumentos. Aí vão eles para aqueles que também não costumam usar esse educativo que para MINHAS AULAS é de muita utilidade:

  • Acredito que esse exercício possa facilitar o domínio corporal do aluno dentro d'água. A respiração lateral exige que o aluno tenha uma noção espacial para que ele possa respirar sem perder a posição do corpo na água;

  • Explorar diversas posições na água para sentir as diferentes resistências que o meio líquido possa proporcionar;

  • Fracionar o nado para depois unir as fases. Aprender primeiro cada parte para depois completar o todo facilita o processo;

  • Dar ao aluno a sensibilidade do braço que faz o apoio à frente do corpo. Esse exercício pode simplesmente dar a percepção ao aluno de como segurar o braço sem afundá-lo como também para alunos mais avançados permitir um melhor entendimento do rolamento do ombro;

  • Não perder o começo da fase aquática da braçada, pois como o braço de apoio à frente não cai, o começo da pegada se mantém forte;

  • Proporcionar uma posição melhor para a cabeça durante a respirção lateral.

     Ao meu modo de ver o único ponto negativo desse exercício é o fato de que alguns alunos quando começam a nadar o crawl completo giram muito o corpo para respirar.... Mas mesmo assim é muito mais facil corrigi-los, pois diminuir esse giro do corpo quando o nado está completo se torna uma tarefa muito simples pela vivência dos educativos envolvidos e também pela pegada dupla que é trabalhada por um bom tempo.





     Agora olhem esse garoto nadando um crawl com pegada dupla.... Muito, mas muito bom mesmo!!!!!
     Obs: Ele só tem 6 anos e aprendeu a nadar crawl completo no fim do ano passado!



     Agradecimento muito especial aos pais desse grande garoto que permitiram que eu o filmasse!

Um comentário:

  1. Valeu Robson!
    Acredito quem sem um grande professor como você, o Diego(menino do vídeo!) jamais chegaria onde já chegou!
    obrigado,
    luiz

    ResponderExcluir