sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Responsabilidade e comprometimento



Fiquei esses dias  em off porque o meu modem queimou....
Estive conversando um dia desse com a avó de um ex-aluno meu (ex porque agora ele não faz mais aulas comigo, mas está na natação competitiva) a respeito do neto dela e a respeito do meu filho...
Eles tem um ano de diferença (meu filho faz nove o mes que vem e o neto dela fez oito recentemente) e comportamentos muito parecidos.
Estávamos falando de como ensinar as crianças a ter responsabilidades e como fazê-las seguir regras. 
A meu modo de ver, a educação hoje ensina nossos filhos a serem muito mais críticos e ao mesmo tempo o mundo em que vivemos faz com que nossos filhos deêm menos valor as coisas...
Hoje tudo é descartável...copos, pratos, talheres, brinquedos, móveis, computadores, carros....nada é feito para durar uma "eternidade" como era antes... Não precisamos ir muito longe não... eu tinha brinquedos que duraram anos!!! e os de hoje duram no máximo meses!
Uma televisão que é lançamento agora daqui 6 meses já não é mais tão boa, pois já foram lançadas outra muiiiito melhores... Vídeo games, computadores, jogos... a cada ano um lançamento diferente....
Eu lembro do meu Atari, que teve que durar muitos anos.... meu 386 que teve que durar e funcionar até eu poder fazer um upgrade para 486 (isso durou uns 2 anos e meio)!!!
Como ensinar valores aos nosso filhos se nós mesmos não nos damos conta que andamos no sentido contrários?
O carro tem que ser do ano, o computador sempre tem que ser de ultima geração, enquanto minha tv não for 42 polegadas de plasma também não está bom.....
Devemos ter muito cuidado com nossas atitudes... todos trabalhamos e temos o direito de querer o melhor  para nossa família, mas não podemos esquecer de mostrar para nossos filhos não só aquilo que conseguimos conquistar, mas também o quanto É DURO CONQUISTAR TUDO O QUE TEMOS!!!!
Devemos ensiná-los o valor de uma conquista, não somente o valor conquistado!!!
"Os resultdos que conseguimos na vida não são decorrência dos
nossos sonhos, mas do comproometimento que temos com eles."

Nenhum comentário:

Postar um comentário